terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cresce o número de blogueiros (bloguistas) angolanos

Um número crescente de cidadãos angolanos temerariamente aventura-se pela criação de blogues, actualmente um dos principais vectores de inclusão e difusão de conteúdos na Internet

Isaquiel Cori

“Navegar é preciso”. Não já pelos mares desconhecidos a que aludia o poeta português Fernando Pessoa, mas pelo universo virtual da Internet. Para além de permitir o acesso à informação, a Net, naquilo que tem de mais democratizante, possibilita, a quem quer que seja, incluir nela a sua própria visão do mundo, passando assim o indivíduo de mero receptor a produtor de conteúdos.
De “celebridades” a pessoas simples, qualquer pessoa pode criar gratuitamente o seu blog e introduzir nele, com uma liberdade apenas limitada pelo senso de responsabilidade, as suas ideias, imagens e vídeos.
Através de uma pesquisa na Web, constatamos que cresce a quantidade de blogueiros (ou bloguistas) angolanos activos. Os blogs manifestamente angolanos, como acontece em todo o mundo, variam bastante de temática. Uns são mais intimistas e parecem obedecer a uma necessidade profunda de exaltação do ego. É o caso do blog “Mundo de Polly”, cuja autora, estudante de engenharia, tem 18 anos. Ela diz no seu perfil: “Eu gosto muito de mim e nenhum ser que saiu debaixo de uma pedra a rastejar vai mudar isso. Estou-me nas tintas para o que dizem de mim. Não sou superior, supero-me”.
Outros blogues tendem a ser de carácter mais informativo e opinativo. É o caso do “Morro da Maianga”, “um espaço de abordagem crítica sobre os mais variados temas da actualidade angolana e internacional (…)”. O seu autor é o jornalista Reginaldo Silva, um dos blogueiros angolanos mais regulares e antigos, ainda do tempo em que os blogs não eram um recurso oferecido gratuitamente pela Internet.
Entre essas duas tendências temáticas existe todo um mundo de diversidade. O limite é a criatividade e a imaginação do autor.

O que move os blogueiros

O que faz com que uma pessoa, a partir de um determinado momento, decida criar e alimentar regularmente o seu blogue? Certamente, a necessidade de comunicar algo, de saltar a barreira do isolamento e estabelecer pontes com o outro. “Dado o quase total desconhecimento da nossa literatura a nível nacional, nas escolas, universidades, etc., achei que seria útil criar um espaço de consulta e informação (…). Deste modo dou a conhecer as minhas obras e, por consequência, um pouco da literatura angolana”, afirma Fragata de Morais, escritor.
Fragata de Morais é autor de um blogue em que divulga as suas peças literárias, inéditas ou editadas em livro, bem como fotos suas em eventos públicos. O blogue apresenta também mais de uma dezena de links para sites de temática literária e cultural.
Segundo Reginaldo Silva, o seu actual blogue, criado em Junho do ano passado, “resultou de uma necessidade (…) de poder comunicar com terceiros sem intermediários e sem ter que pedir nem prestar contas a ninguém, o que me dá uma grande alegria e satisfação, quer como jornalista, quer apenas como cidadão angolano e do mundo que sente necessidade de partilhar informações e opiniões com os seus semelhantes”.
Luciano Canhanga, também jornalista, criou o blogue “Mesu ma Jikuka” em Abril de 1995 no contexto limitado de um curso que estava a frequentar em Portugal. Hoje Canhanga subiu a fasquia da sua ambição e mantém o blogue activo como “forma de poder contribuir para uma informação plural, com notícias e reflexões sobre temas da actualidade”. O blogueiro confessa sentir-se “realizado”, dado o crescente número de leitores e comentaristas. “O que mais me satisfaz é ser várias vezes ponto de partida para reportagens dos media angolanos. Textos meus foram republicados por jornais impressos e outros blogues. Isso é reconfortante”.
A percepção de que o blogue está a ser útil e consultado por centenas e até milhares de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro é um autêntico combustível para a criatividade dos blogueiros. A maior parte dos provedores de blogues disponibiliza uma ferramenta para contagem e determinação do país de origem dos internautas visitantes. Daí é possível aferir, naturalmente, o quanto o blogue é ou não popular. Por exemplo, de Junho de 2008 a 13 de Outubro deste ano, o blogue “Morro da Maianga” recebeu cerca de 18 mil visitas.

Difusão e promoção

Na qualidade de habitantes do mundo virtual, os blogueiros tendem a estabelecer entre si relações de cumplicidade, que se materializam através das várias ligações (links) entre blogues. Essa é uma das vias para sua promoção. Mas não há promoção maior do que quando o blogue é alojado no site de uma instituição prestigiada. “Acabei de receber, há dias, um e-mail da Harvard University, dos Estados Unidos, que me informava que tinha colocado o meu blogue para os seus estudantes, no seu site. É uma satisfação, logicamente”, revela Fragata de Morais, cujo blogue está igualmente alojado nos sites das universidades angolanas Lusíada e Metodista.
A criação e difusão de blogues em Angola ainda encontra bastantes limitações. Num universo de 14 milhões de habitantes, cerca de 41 mil pessoas, segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, utilizam a Internet em Angola.
As evidências apontam para o facto da grande maioria ter acesso à Web apenas a partir do local de trabalho, isto é, condicionadas pela ocupação laboral. E há a visão generalizada de que a Internet é, acima de tudo, um local de recolha de saberes e não, também, de colocação de saberes.
Essa realidade, que para outros blogueiros poderia ser considerada deprimente, não o é para Reginaldo Silva: “Devo confessar que a minha actividade como bloguista é, sem dúvida, aquela que mais me tem realizado como profissional e não só, desde que há mais de trinta anos entrei, pela porta da RNA, na comunicação social”.

Figuras públicas

Um forte indício do quanto a Internet ainda está longe de ser dominada pelos angolanos reside no facto de parte significativa das personalidades do mundo das artes, dos espectáculos e da media, vulgarmente denominadas figuras públicas, não possuir um blogue. Se têm um endereço electrónico já é muito.
Víctor Hugo Mendes, apresentador do programa “Dia a dia”, da TPA 2, confessa que não tem blogue. “Mas faço uso das redes de relacionamento e consulto blogues que divulgam coisas importantes. Nas minhas páginas de relacionamento divulgo fotos e textos sobre os lugares onde passo”.
A cantora Pérola garante que até Novembro terá disponível o seu blogue. “Terá o básico: o meu historial, discografia, agenda, fotos e a possibilidade dos meus fãs interagirem comigo”.
Autora de dois discos de sucesso, “Os meus sentimentos” e “Cara e coroa”, Pérola, que não esconde a intenção de internacionalizar a sua carreira, diz que sempre navegou na Internet e que a criação do seu blogue “é uma forma de personalizar” o seu trabalho.
Love Kabungula, futebolista do 1º de Agosto e dos Palancas Negras, afirma que não tem blogue. Nem e-mail. “Não faço muita frequência à Internet por uma questão de tempo. Mas já tenho necessidade de ter um blogue, por causa das muitas pessoas que desejam aprofundar os seus conhecimentos a meu respeito”. E o craque remata: “Até a próxima semana crio um blogue”.
O apresentador Victor Hugo Mendes reconhece o enorme défice de internautas entre as nossas figuras públicas. “Muitos acham que ainda é desnecessário fazer recurso à Internet. Em dez artistas ou músicos se calhar apenas um possui e-mail”.

O calcanhar de Aquiles

Para o comunicólogo João Adilson o fenómeno blogue “é um pouco parecido àquilo que a Internet se tornou hoje em dia: uma rede de informação individualizada, onde somos muitos, parecemos estar juntos e unidos mas cada um faz a sua comunicação separadamente”.
No seu entender contribui para o sucesso dos blogues “a dificuldade de acesso e protagonismo nos meios de comunicação convencionais (rádio, jornal, TV). No fundo, o blogue é um meio de cada um postar a sua visão sobre determinado assunto ou situação. Há uma maior liberdade de expressão, ninguém censura os textos ou as imagens e os assuntos são ilimitados”.
João Adilson reconhece que há em Angola, ainda, um grande défice de cultura informática. “Os computadores são vendidos a preços especulativos, não existem computadores para todos nas escolas, nos circuitos privados o acesso a eles é caro, o serviço de Internet é dispendioso, e a cultura informática ainda é pouco acessível e divulgada”.
A maneira de fazer com que os cidadãos angolanos sejam mais activos na Internet, isto é, produtores e não meros consumidores de conteúdos, segundo João Adilson, passa, necessariamente, pela “divulgação da cultura informática nas escolas, criação de cibercafés e centros especializados de formação”.
Mas, aqui está o calcanhar de Aquiles, o fundamental mesmo é “melhorar as políticas de preços dos serviços de Internet no país, que são muito caros”.

































8 comentários:

  1. Olá Isaquiel,
    Vim cá trazido pelas minhas buscas na net. Gostei do que vi. Foi uma pena não ter conhecido esta página há mais tempo. Cá estarei mais vezes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Será que assim vai nascer o pluralismo democrático tão necessário em Angola? Sempre o mesmo partido no Poder? E o mesmo chefe? Como se chama ao sistema de Guia africano? Senhorialismo? Feudalismo, monarquia? Sobado? Comunismo ou Fascismo? Salazar que foi ditador não esteve 3r anos no Poleiro...

    ResponderEliminar
  3. Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

    ResponderEliminar
  4. Artigo interessante. alguns vão tímidamente criando blogs.

    Convido-o a visitar o blog em que escrevo:

    nguimbangola.blogspot.com

    Um abraço e continue a estimular-nos com os seus textos.

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo blogue,
    estava a procura de informacao sobre os blogues angolanos e este blogue pode me fornecer a informacao que preciso.

    ResponderEliminar
  6. Tenha um bom dia, meu amigo!

    ResponderEliminar
  7. Оnde posso encontгar o seu feed rѕs?
    Also visit my web-site - quero um namorado

    ResponderEliminar