segunda-feira, 22 de julho de 2019


FORTUNA CRÍTICA DO ROMANCE “DIAS DA NOSSA VIDA”, DE ISAQUIEL CORI (3)

“OBRA CULTURALMENTE RELEVANTE
E SOCIALMENTE INCÓMODA”

Por: Gociante Patissa

O título é sóbrio, poético e vai de encontro ao fio condutor da narrativa, que é na verdade uma recriação de um passado muito recente, tão recente que se confunde com o presente em termos de contexto sociopolítico do país chamado Angola sob governação do MPLA. DIAS DA NOSSA VIDA remete desde logo à ideia de enfrentar momentos decisivos, passíveis de alterar o rumo, para o bem ou para o mal.

O tema é actual, o que em certa medida parece ser reflexo do momento actual de esperança e uma relativamente maior abertura no espartilho da auto-censura. A construção da narrativa em DIAS DA NOSSA VIDA, quanto a mim sob a premissa arriscada do realismo social, resulta numa obra esteticamente bem posicionada, culturalmente relevante e socialmente incómoda. É seguramente um contributo para se escrutinarem os bastidores –  para não dizer submundo – da tensão entre os movimentos revolucionários pós-2002 e o regime contestado, aqui caricaturado no personagem Reinaldo, dos Serviços de Inteligência da República (SIR) com flagrantes indicadores de subversão da democracia, onde a “causa” dá lugar às lógicas de mercado e a coerência ao sofisma.

O narrador é um observador profundo, instigador à reflexão, ao mesmo tempo destilando um humor fino e pitadas de sarcasmo. Fugindo do panfletário, que até venderia muito, nota-se uma maturidade do narrador. Ao mesmo tempo que denuncia a degeneração dos serviços de inteligência que, no lugar de defender a nação, defendem o regime, dá-nos uma perspectiva humana do ser humano, trocadilho propositado, na medida em que o leitor alcança os sentimentos e o valor da família no coração de pessoas com (excesso) de poder. Mostra também a pressão social em torno dos rostos dos “revus”, suas virtudes e defeitos.

Quanto à linguagem, temos um narrador cativante e profundo na sua aparente simplicidade. A leitura é dinâmica, com orações curtas, como que em fala de rádio. Embalando na leitura, experimenta-se um sincronizar sensorial e passamos a viver a trama como se nos entrasse pelos ouvidos na voz de um prendado locutor. É a veia jornalística de Isaquiel Cori que lateja. Aliás, diria mesmo que o autor se auto-denuncia na janela psicológica do personagem central quando diz que… “Desenvolvi um sentido visual para as palavras de tal modo que mais do que as ouvir eu as via a ganhar forma nos lábios dos interlocutores e a esvoaçar no ar como bolhas de sabão, antes de desaparecerem do horizonte do meu olhar ou captadas pelos meus ouvidos.”

O aspecto negativo a apontar, fora as raríssimas gralhas, reside na ponta solta, a menos que haja planos futuros de continuidade. Parece inverosímil que uma criança de oito anos soubesse já que o pai e demais membros da família são “bufos”. Pode ter-me escapado algo mas creio que seria necessário dar resposta à pergunta: quem “instrumentalizou” a criança? A dado momento intuí que fora o tio Manel Fidacaixa. Não ficou claro. Então se o personagem Reinaldo investiu perícia para escrutinar a fonte, chegando mesmo a enviar a esposa a Luanda, não faria sentido revelar “a garganta funda” que despertara de maneira tão explícita o menor para o legado familiar de bufo?

Com os melhores cumprimentos de Benguela!

Sem comentários:

Enviar um comentário